Como Colocar Teu Site no TOPO do Google em 11 Passos Simples

No artigo de hoje vou te ensinar Como Colocar um site no topo do Google usando uma estratégia de 11 passos simples que funcionaram pra mim e com certeza funcionará pra você. Se deseja saber como ficar em 1º nas pesquisas do Google então este será o melhor ou senão um dos melhores artigos que você vai ler hoje aqui no meu site Criar Blog do Zero.

Isso porque tudo o que vou te passar aqui é resultado de anos de experiências e testes que venho realizando ao longo de mais de 10 anos trabalhando com internet marketing e técnicas de otimização para mecanismos de buscas ou SEO como é o termo mais difundido na internet desde quando o Google foi criado.

Como Colocar Teu Site no TOPO do Google em 11 Passos Simples

Site no Topo do Google

Site no Topo do Google

Hoje em dia para se vender qualquer tipo de coisa na internet, seja produtos, seja serviços é importante estar em primeiro nas pesquisas do Google e tentar “se manter por lá” por um longo período de tempo. No artigo de hoje eu vou ensinar a você o que você deve fazer para ficar no topo das buscas do Google em 2017, como atrair mais clientes e como fazer mais vendas usando marketing de conteúdo.

Como você já deve saber, milhares de brasileiros utilizam o Google todos os dias para fazer todo tipo de atividade, seja para pesquisar o preço de um produto ou de um determinado serviço, seja para buscar o endereço de algum estabelecimento comercial, seja para aprender a fazer uma simples receita de bolo, o Google está sempre presente no dia a dia de quase 90% da população brasileira que tem acesso a internet, principalmente a internet móvel que vem crescendo em patamares cada vez mais absurdos nos últimos 10 anos.

Tráfego Mobile x Desktop

Tráfego Mobile x Desktop

Como você pode observar no gráfico acima o acesso mobile cresceu tanto que já ultrapassou o número de usuários que usam o computador para acessar a internet, o que isto significa? Significa que se você não tem uma estrutura mobile para atender os seus futuros clientes você estará fadado ao fracasso em vendas definitivamente. E com certeza perderá o maior número de tráfego destes visitantes pois o próprio Google já disse em seu comunicado recente que sites “otimizados para mobile” em seu design terão preferência nos resultados orgânicos do Google.

Se você trabalha com WordPress já não terá que se preocupar tanto com isto, pois os templates nativos da plataforma já vem com um design responsivo de forma nativa, mas se você ainda é do tempo que um site era feito com tabelas e códigos html, pense seriamente em mudar o seu site para uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, não necessariamente o WordPress mas pode ser plataformas similares como Drupal, Joomla, e outros.

Site Responsivo é Fator de Ranqueamento no Google?

Para muitos isso até então não era muito relevante, mas em 2015 o Google deixou claro que sites responsivos teriam preferência “sim” nos resultados de pesquisas orgânicas do Google e isso está 100% evidente, tanto que a maioria dos acessos que recebo hoje de tráfego orgânico vem do mobile e o desktop vem caindo vertiginosamente.

Observe o relatório das ultimas vistas que recebi em um projeto que criei ano retrasado veja como o mobile teve maioria em relação ao tráfego vindo de desktops:

Veja que neste projeto eu recebi 1.152.243 visitas orgânicas direto do tráfego mobile. Ou seja 1,1 milhão de pessoas acessaram o meu site usando o celular, obviamente ele está otimizado com design responsivo além de outros fatores de ranqueamento, tudo conforme manda o tio Google. Se você não sabe o que é site responsivo, observe como funciona isto na imagem abaixo:

Agora que você já sabe o que é ter um site responsivo, vamos aos próximos passos para você conseguir colocar o seu site no topo do Google ainda este mês.

Site no Topo do Google [ Como ficar em 1º no Google ]

É importante que você crie estratégias para conquistar estes leitores e transformá-los em potenciais clientes a médio longo prazo. Vejamos como fazer isso a seguir…

Google é parte do cotidiano de mais de 70% dos internautas do mundo inteiro com exceção da China que retirou a licença operacional do Google após decisão da própria companhia de não mais filtrar os resultados de informações que a China não quer revelar ao seu próprio povo. O Google detinha 30% do mercado de buscas chinês até 2010, quando decidiu sair definitivamente do país.

No Brasil este domínio das buscas subiu para 90% do segmento. Dados da consultoria Predicta apontam que 88,9% das buscas buscas orgânicas (não patrocinadas) foram feitas pelo site em junho 2016, um crescimento de 1,3 ponto percentual em relação a maio de 2016.

Enquanto isso, os principais concorrentes internacionais permanecem praticamente empatados. A Microsoft teve 3,7% das buscas, contra 3,6% do Yahoo!. Sites nacionais de buscas ficaram com 3,1% do mercado.

Com esta informação em mãos, fica claro e evidente que o Google hoje é a melhor opção, no quesito atração de potenciais clientes que já possuem interesses em determinados produtos e serviços. Por tanto ficar no topo das buscas é praticamente uma obrigação se você quiser de fato ter resultados interessantes em vendas neste ano de 2017 e nos anos que virão.

Sabemos também que o Facebook é uma opção quando queremos conquistar novos clientes e fazer mais vendas, porém como o assunto aqui não é Facebook vou me ater apenas ao Google e como você pode tirar proveito das buscas orgânicas para vender seus produtos e serviços ao maior número de pessoas possíveis.

Como dominar as buscas do Google em 2017.

Se você é dono de loja virtual e a mesma não está indexada no Google,
o primeiro passo é cadastrar o feed RSS da sua loja ou sitemap.xml no Google Search Console.

Para quem não conhece, o Google Search Console é uma ferramenta criada pelo Google para ajudar os administradores de sites a indexar com mais rapidez seus artigos, páginas de conteúdo através de um feed onde você alimenta o robô
do Google com informações em tempo real afim de manter o buscador atualizado com o que há de novo no seu site assim que você postar um novo conteúdo no seu blog.

Minha recomendação para quem possui loja virtual e não consegue vender no orgânico é que você possa criar um blog, este blog pode ser um subdomínio como por exemplo: blog.minhaloja.com.br.

Este endereço servirá para você tirar as duvidas dos seus futuros clientes criando um funil de artigos, onde você criará conteúdos que vão solucionar as dores dos seus clientes, matar suas objeções fazendo com que os mesmos conheçam a sua loja virtual e tenham mais confiança em comprar o que você vende na loja.

Como criar um Funil de Artigos

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Outra dica é cadastrar sua loja e seu blog no Google Analytics, afinal você precisa saber de onde vem suas visitas, o que eles pesquisam, quais as palavras chaves geram mais impressões do seu site nos resultados orgânicos e qual posição você está para determinados assuntos que você escreveu no seu blog.

No gráfico acima você observa uma lista de palavras chaves que me trouxeram tráfego de forma ogânica direto do Google para este meu projeto. Dentre estas palavras chaves uma ou algumas delas o Google ocultou por conta das buscas que os usuários fizeram estando logados no buscador o que ocasiona a ocultação destes dados por conta do “HTTPS” do Google.

Além disso é importante também para descobrir os interesses gerais do seu público e assim você compreender como é a sua audiência, o que ela gosta, e o que você pode oferecer a ela em termos de produtos, serviços, etc.

Estas duas ferramentas são imprescindíveis se você quiser melhorar seus resultados com o Google em 2017.

Mas tudo o que escrevi acima é apenas o básico, o Google Search Console e o Google Analytics são ferramentas que podem trabalhar em conjunto para te dar dados detalhados do que você precisa melhorar no seu site, loja virtual, página de vendas ou blog tendo as informações necessárias diariamente podendo ser exportados para uma planilha excel para posterior análise.

O segundo passo é pesquisar seu público usando ferramentas que vão auxiliar no entendimento do que eles estão procurando no Google e como eles fazem estas pesquisas.

Logo Abaixo apresento algumas ferramentas importantes:

Estas ferramentas acima vão te mostrar quais são as palavras que seu publico mais pesquisa diariamente no Google, te dando uma idéia geral do que você precisa para criar seu conteúdo e conseguir atrair mais clientes e se posicionar nas buscas de forma que você obtenha os melhores posicionamentos nas Serps.

Autoridade do Site

Um dos principais fatores de ranqueamento no Google é a autoridade do site. Quanto mais backlinks de autoridade estiverem apontando para o seu site, isto dará uma idéia ao google de seu site está sendo referenciado por outros sites de autoridade, o que vai melhorar consideravelmente o seu posicionamento nas buscas. Lembrando que se você quiser ranquear para um termo muito concorrido, terá que melhorar a autoridade do seu site, bem como a qualidade do seu conteúdo. Além disso terá que trabalhar a otimização OnPage e OffPage de suas páginas
de conteúdo bem como a linkagem interna dos seus artigos.

Isso ajuda bastante na questão de posicionamento do seu site nas buscas em relação a concorrência. Outro fator importante é a qualidade dos seus backlinks, muito se falava PageRank pela quantidade de backlinks apontando para determinado site, porém o Google “baniu” o PageRank definitivamente dos seus critérios e hoje foca mais na “qualidade” e também na “coerência” destes backlinks, “ainda há muitas controvérsias neste sentido” mas isso ficará para um próximo post.

Há muitos critérios de Posicionamento [ Backlinks é um dos primordiais]

E hoje o Google usa milhares de critérios diferentes para posicionar uma página na primeira posição, mas um dos critérios mais falados e utilizados é a questão da “qualidade” dos seus backlinks.

Se você tiver sites de autoridade que apontem para o seu conteúdo de forma natural, o Google vai entender que você possui autoridade no assunto em que você se propõe a tratar e isso vai melhorar o seu posicionamento gradativamente nas buscas a medida em que mais e mais sites de muita autoridade mencionem o seu site ou artigo em seus conteúdos.

Conteúdo ou Black Hat? [ O que funciona mais? ]

Eu sinceramente sempre fui de optar por fazer SEO a lá moda antiga, investindo em conteúdo de qualidade, informação e relevância nos artigos que escrevo, mas sinceramente tenho visto que isso está se tornando um pouco de “Balela” não que gerar conteúdo de qualidade não seja importante e altamente relevante principalmente se o seu objetivo é conquistar a confiança e atenção dos seus clientes.

Mas ultimamente pela quantidade de “Cursos de SEO” que saem no mercado ensinando a fazer “Black Hat” estou vendo que cada dia mais fica fácil manipular o Google usando técnicas de manipulação de backlinks pra obter vantagem a curto prazo. A verdade é que hoje em dia, conseguir um backlink de qualidade está cada vez mais difícil, mesmo quando você tem um conteúdo primoroso no estado da arte, é raro ver alguém linkando pra você atestando que o que você escreveu de fato foi relevante e útil para aquela audiência.

E justamente aí que entra o “Black Hat SEO” se ninguém linka pra você, então force a barra e consiga backlinks irrelevantes mas com “autoridade” usando a estrutura que o Google ainda adota para determinar o que é “conteúdo de qualidade” do que não é e como isto determina o seu posicionamento nas buscas.

Eu considero importante usar técnicas WhiteHat para que você não seja punido pelo Google e perca suas posições nas buscas. Recomendo usar ferramentas de análise de concorrência para saber quais são os backlinks dos seus concorrentes e assim montar uma estratégia de linkbuilding matadora e a médio prazo superar a concorrência.

NÃO SE AFOBAR É O SEGREDO:

A afobação provoca o desastre total do seu negócio, se você quer construir uma carreira de sucesso nas buscas do Google, terá que trabalhar e muito, produzir conteúdo relevante, mas relevante mesmo, e focar na construção de bons backlinks pra mostrar ao Google que você de fato possui um conteúdo que deve ser mostrado ao maior número de pessoas possíveis.

Falando ainda de relevância, vou citar aqui alguns fatores de ranqueamento que você deve adotar a partir de agora se quiser ficar em primeiro nas buscas do Google de fato.

Como ficar em primeiro no Google

OS 8 FATORES DE RANQUEAMENTO NA MINHA “opinião”

1º Estrutura interna do Site ( Categorias, Links Internos,Políticas de Privacidade, Página de Contato, Juice dos links)

2º Conteúdo do Site ( É original? OU você copiou de alguém? Se copiou citou a fonte pelo menos? )

Que tal não copiar tudo e apenas um trecho citando o altor original com um backlink pra ele? O Google gosta disso sabia?

3º Titulo, Descrição e Semântica ( Ao invés de Título, Descrição e Palavra Chave repetida exaustivamente) Quantidade de textos e coerência dos textos também é fator de ranqueamento.

4º Otimizaçao OnPage ( Tags H1, H2, H3, Tags nas Imagens – tornam seu artigo escaneável pelo Google )

5º Embed Vídeos do Youtube ( Por incrível que pareça embedar vídeos do youtube nos seus arigos aumentam e muito as chances de obter bons posicionamentos nas buscas.)

6º Backlinks ( A parte mais chata, conseguir bons backlinks)

Não adianta sair por aí comentando em vários sites com DA e PA alto, se estes sites não estão falando a mesma língua que seu site está falando então estes backlinks só servirão para aumentar autoridade da página principal do seu site e não do seu artigo. Ajuda, mas não resolve o problema.

7º Sinais Sociais

Sinais Sociais ( São Importantes? )

Sinais Sociais SEO

Alguns dizem que não, mas em meus testes observei que sim, são importantes ter links de redes sociais como Facebook, Pinterest, Google Pluse Youtube é importante, primeiro que ajuda na divulgação dentro das redes, segundo que mostra ao Google que o seu site está sendo mencionado nestas redes sociais e isso aumenta as chances de se manter bem posicionado nas buscas do Google.

É importante incentivar os seus leitores a curtir, compartilhar o seu conteúdo nas principais redes sociais do momento. Eu por exemplo ficaria extremamente triste,s e você terminasse de ler este meu artigo e não compartilhasse no seu Facebook, ou no seu Twitter, pois se você não fizer isso vou entender que você “não gostou do meu artigo” e ele não foi relevante pra você. Então se você está gostando do artigo e entendeu a mensagem que quero te passar não exite em clicar no botão abaixo para compartilhar este artigo com seus amigos e parceiros de negócios.

 

8º – Velocidade do Site – De nada adianta você cumprir todos os 7 fatores de ranqueamento se seu for um site lento e inacessível aos seus visitantes. Quanto mais rápido seu site carregar menos as pessoas desistirão de ler o seu conteúdo. Hoje em dia rapidez é algo fundamental quando queremos converter um visitante em comprador, por isso investir em plugins de cache como WP Super Cache ou W3 Total Cache além de um servidor VPS otimizado com NGINX torna-se obrigatório em nossas estratégias de tráfego e conversão.

ESPIONANDO A CONCORRÊNCIA ( FERRAMENTAS )

Outra forma de conseguir gerar um bom tráfego é exatamente espionar o que a sua concorrência anda fazendo para ter sucesso nos resultados orgânicos. Um bom profissional de SEO precisa usar boas ferramentas que deem as informações necessárias para ele melhorar e otimizar suas métricas afim de obter um melhor desempenho nas buscas. Listo algumas ferramentas interessantes pra começar a trabalhar com SEO.

Sabendo utilizar as ferramentas acima, você terá uma visão geral do que precisa ser melhorado no seu conteúdo e como você pode tirar proveito do seu concorrente na hora de disputar com ele o topo das buscas do Google em 2017.

Veja também:

Como Dobrar o Tráfego do Seu Site em 3 Dias

Tudo o que escrevi aqui é apenas um resumo da ópera, trabalhar com SEO, exige-se muito estudo, dedicação e muito teste, por tanto se você gostou deste artigo deixe seu comentário, dúvidas, sugestões e criticas coloque abaixo. Terei o prazer em responder assim que possível.

 

Como Colocar Teu Site no TOPO do Google em 11 Passos Simples
4.9 52 votos
  • José Ricardo

    Parabéns Rodrigo Porto; sempre agregando muito valor em suas postagens…muito obrigado e um forte abraço!

    • Opa. TMJ parceiro. Sucesso sempre e vamos faturar

      Grande Abraço.