Quer ficar Rico? Monte um Marketplace

Quer ficar rico? Monte um marketplace: Marketplace nada mais é que um espaço destinado a venda de produtos e serviços de vários vendedores pessoa física ou jurídica.
 
Amazon, Hotmart, Eduzz, Monetizze, JvZoo, Clickbank, MercadoLivre são alguns exemplos de marketplace, mas temos também Quebarato, Wallmart, Submarino, Americanas, Shoptime que também possuem seus marketplaces integrados oferecendo ao consumidor a opção de comprar direto com lojistas menores os mesmos produtos que muitas vezes são fornecidos pelo próprio dono do Marketplace.
O que é um marketplace

Quer ficar Rico? Monte um Marketplace

 
A vantagem do marketplace para o pequeno vendedor é o baixo investimento e também a facilidade de poder comercializar seus produtos e serviços sem investir em infraestrutura tecnológica como por exemplo um sistema completo de cobrança via boleto e cartão.
 
A vantagem do Marketplace para o dono é que o mesmo pode comercializar milhares de produtos e serviços de outras empresas em uma única plataforma e ganhar uma porcentagem de cada venda.
 
O que no final das contas o somatório desse montante dá uma grana muito forte, o que ajudará a manter o marketplace sustentável enquanto existir consumidores comprando estes produtos e serviços.
 
O MercadoLivre por exemplo aumentou seu faturamento líquido em 28,5 % no primeiro trimestre de 2015 lucrando neste período a quantia de U$S 148,1 milhões dólares em receita líquida.
 
A amazon em 2015 teve uma receita bruta de 200 bilhões de dólares sendo que deste montante 40% foram de vendas do varejo e 60% foram do seu marketplace.
 
A Amazon vem crescendo desde de 2016 numa curva exponencial. Analistas preveem que, em 2022, a Amazon supere o Walmart em receita bruta total.
 
O checkout da Hotmart de acordo com minhas investigações registrou cerca de 11.588.678 visitas dentre agosto a Outubro 2016, isso em termos estatísticos podemos dizer que a Hotmart registra uma média de 128.763 transações por dia nem todas concluídas, lógico. .
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Se cada uma destas transações fossem de apenas R$2,00 teríamos aí um faturamento bruto de R$23.177.340, 00 a cada 90 dias.
 
Diz aí: É ou não é lucrativo ter um marketplace??
 
Enfim, se você quiser se aventurar nesta façanha, prepare o bolso para investir em infraestrutura, contratação de funcionários e bons programadores pra compilar sua plataforma ou baixe o Magento, contrate um excelente servidor Dedicado, nada de VPS, não seja burro e instale uma extensão de marketplace e boa sorte! 😀

Amazon Prime

A Amazon possui 300 milhões de consumidores. 10% deles já estão no programa Amazon Prime, que também cresce exponencialmente devido aos serviços ofertados. Eles pagam 99 dólares por ano e tem acesso a:

– Milhões de produtos com entrega grátis em até dois dias – centenas de milhares de produtos com entrega grátis no mesmo dia, incluindo Amazon Fresh, produtos perecíveis de supermercado. – Amazon Studio: estúdio próprio em que a Amazon está desenvolvendo neste momento mais de 3.000 projetos de vídeo, como filmes e séries – Amazon Prime Instant Video: para concorrer com a Netflix, possui mais de 17.000 filmes e séries – Amazon Prime Music: para concorrer com Spotify, possui mais de 1 milhão de músicas para ouvir via streaming – Amazon Prime Photos: armazenamento ilimitado de fotos – Acesso a mais de 500.000 ebooks gratuitos

Esses consumidores Prime têm o comportamento de pesquisar produtos diretamente na Amazon, sem sequer passar pelo Google. É uma excelente estratégia para gerar receita recorrente e criar uma base de clientes fidelizados.

Sortimento

A Amazon já possui mais de 320 milhões de produtos à disposição do consumidor, tendo esse número dobrado no últimos 2 anos. 80% desses produtos estão disponíveis no marketplace. A tendência é que, no médio prazo, a Amazon fique com apenas 3% dos produtos como varejista, que serão os top sellers e/ou lançamentos, para que ela possa controlar o preço e a disponibilidade. Todos os demais produtos serão comercializados pelos vendedores no marketplace.

Amazon Advertising

A plataforma de publicidade da Amazon já está faturando 1 bilhão de dólares e vem forte para concorrer com o Google Ads. Já começam a se formar especialistas em search, paid search e SEO na Amazon!

Amazon Web Services (AWS)

A AWS já está faturando 8 bilhões de dólares e a Amazon tem gastado cada vez menos em marketing, quando comparado com os gastos em tecnologia. Fica claro que hoje a AWS e a Advertising (que possuem altas margens) estão subsidiando o varejo. É possível que, num futuro próximo, a curva de rentabilidade se inverta e a Amazon tenha um crescimento astronômico que a faça ir finalmente para o azul.

FBA (Fullfilment by Amazon)

A unidade de operação e logística da Amazon, que inclui os Fullfilment Centers (para armazenagem) e Centros de Distribuição, já responde por 18 bilhões de dólares de faturamento da gigante. Já são 150 unidades em 11 países. Há indícios que Austrália e México serão os próximos. Nos últimos 4 anos, o custo de frete tem estado estável entre 4% e 5%. Este ponto é fundamental para o Círculo Virtuoso, porque se você é vendedor do marketplace e utiliza o FBA, você tem prioridade nas buscas do Prime pelo consumidor, podendo inclusive ganhar o Buy Box – a parte privilegiada da descrição do produto que direciona para vendedores que oferecem a melhor experiência para o comprador. Neste ponto, o domínio do local e das últimas etapas da cadeia é outro aspecto fundamental para o sucesso da estratégia da Amazon.

Novos produtos

Além do Fresh, Studios, Music, Photos, Instant Videos já citados acima, fiquem atentos ao Amazon Dash, Amazon Echo, Prime Now, Home Services, Amazon Destinations e o impressionante Amazon Trunk Delivery, que é a próxima inovação: em uma parceria com a DHL e a Audi, a Amazon começará a entregar diretamente na mala do seu carro estacionado!

 
A proposito segue mais um modelo de marketplace pra você lucrar: http://bit.ly/marktplacebr
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