Google Possum é o mais novo UPDATE de buscas Locais

Download PDF

Hoje saiu mais um Update do Google que trata exclusivamente do conceito de buscas locais tanto para desktop quanto para mobile. O pessoal da Search Engine Land tratou de forma bem contundente as mudanças ocorridas em massa pelo novo Algorítimo Local do Google que aconteceu 01 de setembro de 2016 e foi carinhosamente denominado como Google Possum ou Google Gambá.

Google Possum ou Gambá?

Não sei. Possum é um termo relativamente australiano, porém no nosso entendimento traduz-se como Gambá. Mas o que mais importa não é nome deste update e sim as mudanças que implicam nos novos fatores de posicionamentos do Google local para 2016 a 2017 que afetará diretamente sites que estão otimizados para pesquisas regionais tendo como referência o Google Maps que está diretamente ligado a esta estratégia e o próprio Google Search.

google-possum

O que o Google Mudou com Este Update?

Com base nas dezenas de relatórios de classificação realizados pelo pessoal do Search Engine Land, esta seria a maior atualização de algorítimo do Google desde o lançamento do Pigeon em 2014 . Uma das principais coisas que foram atualizadas em 1 de Setembro 2016  foram as mudanças no filtro do Google que se aplica aos resultados locais .

Se você já otimizava seu site para ranquear em buscas locais, vai detectar algumas mudanças no posicionamento dos seus sites caso os mesmos sejam diretamente afetados pelo Google Possum de Setembro 2016 em diante.

Isto porque Google vai meio que “penalizar” sites que estejam fazendo excesso de otimização para buscas locais. No meu entendimento sobre o artigo do pessoal do Search Engine Land o Google está modificando uma série de aspectos que envolvem buscas locais inclusive analisando o IP de cada site baseado em localização Geográfica o que afetará drasticamente sites que estejam posicionados para uma palavra chave como por exemplo: consultório dentário RJ.

O Google em sua palestra sobre SEM explicou que nos ultimos meses as pessoas estão usando a palavra chave principal juntamente com o termo “perto de mim” isso quer dizer que as pessoas estão procurando por Empresas que estejam próximas ao seu endereço local, mas precisamente ao IP do seus smartphones que com a localização ativada podem exibir resultados diferenciados baseado em localização, endereço da Empresa e Telefone.

O Google exibirá resultados diferenciados para determinados usuários fazendo a comparação entre o local que se encontra o Usuário em relação aos locais que se encontram as Empresas. Basicamente é como se eu estivesse em Nova Iguaçu – Baixada Fluminense – Procurando por endereços de PetShop RJ e o Google só me mostrasse os Sites de PetShop ou Endereços mais próximos ao meu Local ou seja: Nova Iguaçu – Baixada Fluminense – Rj.

Logo quem possui PetShop cadastrado no Google Maps nestas imediações como Mesquita, Juscelino, Comendador Soares, Belford Roxo ou até mesmo Cabuçu que á um bairro de Nova Iguaçu terá mais chances de aparecer nas buscas locais do que PetShops que estão por exemplo na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Assuntos Relevantes Tratados Aqui
Google Possum Update
Update no Algorítmo de Buscas Locais Google
Vídeo Explica como é o Google Gambá Update

No meu caso como eu moro na Zona Oeste, não é muito comum ver PetShops Aqui próximo aos Bairrros da Zona Oeste do Rio, então quando fiz a pesquisa “pet shops perto de mim” no Google, automaticamente o Google identificou meu IP e jogou os Pet Shops que estão mais ao subúrbio da Central, mas precisamente em Lins de Vasconcelos e Méier, que são relativamente “próximos” a zona oeste, nem tanto eu levo 1 hora de carro pra chegar no méier indo pela Avenida Brasil.

case-pet-shop-google-possum

Isto me mostra Quatro Coisas Importantes. 

  • O Google não dá relevância somente pelo título super otimizado para o nome da Cidade
  • O Google não leva só a consideração do Endereço da Empresa e Telefone
  • O Google exibe os resultados de acordo com a localização do usuário ( Seu IP do Smartphone, Desktop, Tablet e Notebook)
  • O Google exibe resultados de acordo com as variações de palavras chaves pesquisadas + IP do Usuário

Em suma, esta mudança oficializada no Algorítimo do Google vai impactar negativamente somente nas Empresas que super otimizaram suas páginas para buscas locais usando Nome do Serviço + Nome do Estado ou Cidade.

O que pode beneficiar claramente Empresas que estão de fato em determinados Locais cujos usuários estejam mais próximo de acordo com suas localizações quando ativadas pelo GPS do Celular e o sistema de localização do Google Serach.

Vídeo Explicativo como funciona o “Google Gambá Update”

Assista este video em Inglês falando um pouco mais sobre as mudanças realizadas pelo Google Local Search  que estão chamando de Google Possum.


E você? Já sentiu alguma mudança nos posicionamentos da sua Empresa no ranking de busca local do Google? Ainda não possui nenhum site cadastrado no Google Meu Negócio? Entre em contato conosco.

Avalie o post
Espere! Cadastre e receba GRÀTIS

Espere! Cadastre e receba GRÀTIS

uma Palestra Esclusiva Onde ensino todos os passos para Você se tornar um Afiliado de 6 Digitos na Internet.

 

Digite seu nome

Confirme seu Cadastro!