Como criar conteúdo de qualidade para seu Blog passo a passo

Escrever conteúdo de qualidade hoje em dia não garante que você terá boas posições no Google, porém é imprescindível se você quiser construir uma boa audiência, e quiser que ela volte ao seu blog, principalmente aquelas que são mais exigentes e que gostam de consumir conteúdos de qualidade, ou seja, se você já tem ou ainda pretende criar um bom conteúdo terá que antes de mais nada estudar o assunto a ser abordado no seu blog, para que assim consiga garantir o retorno dos seus visitantes em curto e longo prazo.

Como criar conteúdo de qualidade para seu Blog passo a passo

Por muito tempo eu me vi com bloqueios de criatividade na hora de escrever um conteúdo para alguns dos meus blogs, e isso porque a correria do dia a dia, os à fazeres, e os compromissos me atrapalhavam constantemente no processo de mentalização e de criação de conteúdo. Neste meio termo eu tinha que me virar e achar um espaço para eu poder pensar, elaborar e depois produzir o conteúdo para o assunto que eu escolhi naquele dia escrever.

Como Escrever Conteúdo De Qualidade

Como Escrever Conteúdo De Qualidade passo a passo

Bloqueios de Criatividade são comuns em nosso cotidiano, ninguém é criativo sempre, as vezes sobrecarregamos o nosso cérebro com milhares e milhares de informações, causando assim o que chamamos o processo de Overload Information ou Excesso de Informação, o que causa em nossa mente os chamados “brancos” ou “bugs mentais” aquelas horas em que você fica travado literalmente sem saber o que fazer e sem saber para onde ir.

Neste momento seu cérebro está tentando se re-organizar e processar aquilo que ele considera mais importante, e acima de tudo nesta hora seu cérebro fica revirando seus arquivos mentais, ou melhor sua memória visual, auditiva ou até mesmo olfativa tentando achar nos seus arquivos toda a informação de que você precisa para construir um conteúdo rico em informações que irão auxiliar o seu leitor exatamente no momento em que ele  lê seu conteúdo.

Felizmente existe solução para os nossos problemas, e neste breve artigo eu vou tentar te Ajudar a quebrar literalmente os bloqueios mentais que impedem você de escrever conteúdo de qualidade seja para um blog, ou para uma fanpage, ou site corporativo, etc.

Vamos lá?

Antes de Mas nada Deixa eu Me Apresentar: 

Meu Nome é Rodrigo Porto, sou Empreendedor Digital, Importador Profissional e trabalho com Blogs de Nicho desde 2006, possuo um blog que já recebeu até o momento mais de 14 Milhões de Visitas desde quando ele começou em 2006 e ainda estava numa plataforma gratuita chamada Blogger/Blogspot.

Hoje trabalho basicamente com programas de afiliados, parcerias com o Google Adsense, e Venda de Produtos Próprios como o Meu Treinamento Online de Criação de Blogs de Nicho e Monetização Chamado Treinamento Adsense.

Bom, agora que você conheceu um pouco da minha pessoa, vamos ao que interessa de verdade. Vamos aprender como criar conteúdo de qualidade para os nossos blogs sem enrolação.

Eu peguei algumas dicas de outros blogs, então se você já leu sobre criação de conteúdo na internet, vai ver algumas coisas aqui também, porém quero ressaltar pra você que as dicas aqui não foram copiadas e coladas, porém será uma citação de algumas coisas interessantes que vi na internet e gostaria de compartilhar com você, além disso você terá acesso a uma dica pessoal minha que eu utilizo no meu dia a dia para ter mais de 20 idéias diferentes para escrever conteúdo de qualidade e relevante para todos os meus blogs de nicho.

Bom, começando pela dica número 1, você precisa antes de mais nada pensar no Tema do Assunto que você vai escrever, supondo que você vá escrever sobre culinária por exemplo, o que vem a nossa cabeça logo de imediato são as receitas. Eu vou colocar como Exemplo receitas de bolo ou similares.

No final do artigo você confere um vídeo onde eu mostro mais detalhes sobre isso. Pois bem, como escrever um conteúdo que seja de qualidade e que faça com que os visitantes voltem no seu site porque gostou do seu conteúdo? Vamos ao Passo a Passo:

1 – Liste suas ideias em tópicos, descompromissadamente. Anote tudo, mesmo o que parecer inicialmente irrelevante, pois, depois de desenvolvido, esse tópico pode até acabar sendo o mais importante do produto final.

2 – A segunda é um complemento da primeira. Mantenha sempre à mão um gravador (seja do telefone, notebook, o que for). Se não tiver um, mantenha um bloco de anotações e caneta por perto, ou no bolso. Boas ideias costumam vir quando você não pode anotar. Lembre-se que verdadeiros empreendedores têm ideias até dormindo…

3 – Na hora de escrever, afaste-se do computador (ou pelo menos dos emails) e da televisão. Evite distrações que possam “apagar” uma boa ideia.

4 – Escolha um lado, tenha um posicionamento, arrisque-se, permita-se. Não estou dizendo para ser intolerante ou preconceituoso. Leitores preferem ler conteúdo de pessoas com atitude. Lula ou FHC, Joaquim Barbosa ou Lewandowski, de que lado você está? Refiro-me a não ficar em cima do muro, o que é diferente de ter opiniões extremadas. A apatia normalmente tem pouco poder de atração. Agora, independente de sua escolha, pesquise, justifique, embase, respalde sua opinião.

5 – Inove, esqueça regras ou padrões. Isso é bem diferente da dica 4. A referência aqui é, se for o caso, se dispor a ter um ponto de vista diferente do padrão ou da maioria. É necessário, novamente, ter argumento para esse comportamento discrepante, senão, pode vir a pecha de desinformado.

6 – Desenvolva seu método. Não interessa se todos consideram seus métodos caóticos (percebeu um lamento pessoal?). Cada um produz de um jeito. Porém, não tente fazer com que os outros se adaptem ao seu caos particular. Se você trabalha em grupo, é importante se enquadrar, mas nada que impeça que seu caos pessoal prevaleça na hora de criar, logicamente, se isso funciona para você.

7 – Evite a paralisia da análise. A menos que você seja um filósofo, cuidado! Você pode gastar tanto tempo vendo todos os ângulos de um assunto, buscando informações e estudando o contraditório que acaba não conseguindo sair desse processo e efetivamente produzir. Temas muito complexos ou mais sensíveis tendem a nos colocar nessa dificuldade. Crie rotinas que o(a) livrem dessa situação.

8 – Limite o tempo para escrever algo. Na internet, 24 horas dão a sensação de um mês. Se você demorar mais de 24 horas para terminar um artigo, é provável que ele não precise ser escrito. Se começar, acabe, se não acabar, esqueça, não era para ser. Note que isso vale para posts, artigos e não para livros ou trabalhos mais elaborados.

9 – Se perceber que não é um dia bom para escrever, não insista. Use seu tempo para listar ideias ou ler mais sobre o assunto. É difícil você conseguir aprimorar alguns dias depois o que começou a escrever lá atrás. Normalmente esse procedimento faz você entrar em loop e ficar reescrevendo a mesma coisa, sem conseguir expor as coisas da forma que deseja.

10 – Discuta com pessoas positivas. Mostre suas ideias. Peça opiniões. Evite os negativistas de plantão que acham tudo ruim ou uma perda de tempo, mas também evite os muito bonzinhos. É melhor uma crítica ácida que lhe economiza o tempo de escrever algo dispensável, do que apoio para escrever um texto inútil.

11 – Leia revistas do assunto sobre o qual você deseja escrever. Se souber inglês, acesse fontes estrangeiras também. Procure algo corrente, atual. Por mais que você domine um assunto, informe-se sempre mais, para ter segurança ao escrever.

12 – Reescreva, repagine, altere, transforme, mas não copie. Duplicidade de conteúdo é procedimento punido até pelas buscas e por um bom motivo. Nada diz mais “sou incompetente” do que spam e conteúdo copiado. Nada ilegal ou imoral em se basear no conteúdo de alguém para criar a sua versão, mas copiar ou só “trocar seis por meia dúzia” é deprimente.

13 – Em contrapartida à dica 12, vale uma ótima frase que ouvi de um profissional de marketing canadense, Corey Rudl: “É melhor copiar sucesso do que criar mediocridade”. Esse “copiar”, aqui, é no sentido de seguir um modelo bem sucedido e inová-lo, melhorá-lo, mas não de o repetir. Pode até ser que a frase não seja dele, mas se enquadraria em sucesso copiado. Você já reparou que o Google praticamente não criou nada do zero? As buscas, links patrocinados, mapas, compartilhamento de fotos, de vídeos e tantos outros negócios do Google não são invenções da empresa. Ao mesmo tempo, você conhece quem faça tudo isso melhor que eles? Estude boas ideias e pense como melhorá-las.

14 – Compre conteúdo, principalmente em outra língua. Isso porque conteúdo comprado em Português tem que ser original ou totalmente repaginado, para evitar a punição por duplicidade das buscas. A maioria dos artigos da MarketingDigital são de meu próprio desenvolvimento, mas compramos algum conteúdo de um parceiro americano, a Search Engine News (área de conteúdo pago). Acompanho o trabalho dessa empresa há mais de 12 anos, gosto do que escrevem e nossos pontos de vista são próximos. Entrei em contato com a empresa, fizemos um acerto financeiro, um contrato e minha empresa tem o direito de traduzir alguns livros e vários artigos desse parceiro para o Português. É simples e razoavelmente em conta. Três cuidados são primordiais na compra de conteúdo em outra língua:

  • Primeiro, licencie conteúdo na mesma linha do que você produziria.
  • Segundo; traduza, localize e adapte os textos. Traduzir significa passar para o Português; localizar significa aculturar o conteúdo – trazê-lo para a realidade cultural de seu país – com exemplos e peculiaridades próprios e, adaptar diz respeito a extrair o que não cabe e incluir o que for necessário para que o conteúdo seja aplicável ao Brasil.
  • Por último, cite a fonte. Por mais que você tenha os direitos, o criador do conteúdo é o produtor original. Por exemplo, nos textos que compramos sempre informamos: Artigo original publicado por nossa parceira, o nome do escritor, caso haja, e traduzido, localizado e adaptado por xxx.

15- Peça ajuda nas redes sociais e colabore com quem pede ajuda. Pergunte, também, sobre o que querem que você escreva ou peça para votarem ou escolherem entre alguns tópicos. Leia com extrema atenção os comentários, você vai se surpreender com o número de boas ideias, dicas e correções que você pode extrair deles. Esses relacionamentos são sempre positivos.

16 – Aceite o contraditório. Parta do princípio que você nunca vai agradar a todos e que isso é normal. Alguns temas vão gerar muita controvérsia e algumas pessoas se perdem numa discussão, ficando mais exaltadas que o necessário. Ao mesmo tempo, aprenda e definir que discussões valem a pena e quais significam perda de tempo. Nelson Rodrigues foi muito feliz ao dizer que toda unanimidade é burra. Boas discussões só engrandecem o conhecimento.

17 – Você aprenderá mais com os erros do que com os acertos. Errou? Volte atrás, corrija-se e até se desculpe, se for o caso. Um mea culpa pode ter tanto retorno quanto um bom texto. Analise o erro e não descanse até entender o que o causou. Aprenda e não faça de novo. Afinal, insistir no erro…

18 – Se você tem que contratar conteudistas, faça-os compreender que reportagens são uma coisa, textos publicitários são outra e posts/artigos para a web são uma terceira coisa, ainda mais diferente. Sem nenhuma intenção de desmerecer jornalistas ou publicitários – afinal trabalhamos com jornalistas e somos uma agência de publicidade – é importante explicitar que textos para a internet têm características que muitas vezes vão de encontro ao aprendizado formal dos cursos de Jornalismo ou Publicidade. É só uma questão de se enquadrar ao meio, principalmente quanto à próxima dica.

19 – Textos para internet são tão peculiares que um termo já foi criado para eles, webwriting. Todo texto de internet é uma venda. Você pode vender uma ideia, um argumento ou contra argumento, um posicionamento, um produto ou um serviço. Você pode dizer que isso é sempre assim. Acontece que você tem duas ou três opções de jornais locais, cinco telejornais, cinco anúncios nos intervalos televisivos ou banners em um site e eles, amanhã, estarão lá de novo. Em contrapartida, há centenas de milhões de páginas de internet e só alguns segundos de chance para atrair a atenção do novo visitante. Atraído, você tem que o encantar, sob pena de nunca mais o ver. Seu título vende a leitura do seu texto, seu texto completo vende a leitura de outros textos e a leitura de vários textos vende um eventual retorno ao seu site. Esse retorno, caso se torne constante, pode vender credibilidade, que pode vender um produto ou serviço lá na frente. Jornalistas não são treinados para vender e publicitários tendem a usar frases de impacto e técnicas como sugestões, endorsement, branding e outras que nem sempre funcionam na internet. O escritor que não perceber as peculiaridades do webwriting terá muita dificuldade para se estabelecer na internet.

20 – A última dica é só aparentemente lógica, mas é um ponto chave para qualquer conteudista. Escreva. Você só vai escrever melhor escrevendo muito. Comece agora, mas tente terminar hoje…

PS: Lembra que no início do artigo eu ia te mostrar um vídeo mostrando como escrever conteúdo de qualidade passo a passo? Pois bem, na imagem abaixo ao clicar você será direcionado (a ) a uma parte do meu curso, onde eu ensino passo a passo como encontrar várias idéias diferentes para criar um bom conteúdo, basta clicar na imagem para assistir o vídeo, um grande abraço e até a próxima dica.

Como escrever conteúdo de qualidade

Espero que você tenha gostado do artigo sobre como escrever conteúdo de qualidade e se você gostou por favor deixe seu comentário ou dúvida. Sucesso pra você 😀

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