O facebook morreu?

Será que o Facebook morreu? ou Ainda existe esperanças para quem usa a rede social como plataforma de negócios para alavancar suas vendas? Hoje assisti uma palestra interessante com um dos maiores especialista em Facebook marketing do Brasil, o Ramon Tesmann onde ele tira algumas dúvidas de pessoas que estão perdendo as esperanças com Facebook e traz uma reflexão quanto algumas mudanças realizadas pela rede social desde o início de 2014, como a queda nas publicações de fan pages por exemplo.

portée-facebook

Palestra O facebook morreu?

A palestra foi ao vivo, porém você está tendo acesso a gravação da palestra realizada no dia 05/06/2014.


Algumas Considerações sobre mudanças no Facebook em 2014

Empresas, blogs e usuários comuns que mantêm páginas no Facebook notaram nos últimos meses uma queda significativa no alcance dos posts, até então exibidos no feed de notícias dos seus seguidores

Já os especialistas em comunicação dizem que a queda coincide com a mudança feita pelo Facebook na “fórmula” que filtra os posts mostrados aos usuários. Mas também apontam erros nas estratégias das fanpages na busca por fãs.

Um estudo mundial feito pela agência de publicidade [email protected] indica que o alcance orgânico – número de pessoas que veem um post sem que isso tenha sido consequência de publicidade paga – tende em breve a chegar a zero, no caso específico de páginas de marcas.

A taxa era de cerca de 12% em outubro de 2013, mas caiu para 6% em fevereiro deste ano. Ou seja, as fanpages analisadas na pesquisa tiveram uma queda de quase 50% de alcance orgânico. O levantamento foi feito com 106 fanpages que, juntas, possuem 48 milhões de fãs.

Divulgação/Ogilvy Brasil

Os fatores que influenciaram essa mudança drástica realizada pelo Facebook é muito simples de se perceber, basta analizar o crescimento do Facebook nos últimos anos.
A realidade é que com a publicação de conteúdos pagos nos feeds orgânicos do Facebook lançada em 2012, as publicações das empresas em suas fanpages começaram a sumir cada vez mais rápido dos feeds orgânicos de seus fans.

Um engenheiro do Facebook explicou o ambiente competitivo no ano passado quando citou uma pesquisa interna: 1,500 peças de conteúdo estão qualificadas a aparecer cada vez que o usuário acessa a rede social. Todos os dias, cerca de 300 “histórias” são priorizadas pelos algoritmos de news feed para que sejam vistas por aquele usuário.

Isso significa que 80% do conteúdo qualificado fica de fora do cenário. Posts de marca estão sendo removidos junto com atualizações monótonas de conhecidos. Saiba por que o alcance orgânico está diminuindo na rede social:

1. As pessoas têm mais amigos
Um estudo do Pew Research Center do ano passado constatou que adultos norte-americanos que utilizam o Facebook têm, em média, 338 amigos na rede. Em pesquisa no final de 2010, a entidade apontou os usuários tinham aproximadamente 229 amigos. Mais amigos quer dizer mais atualizações de status que aparecem nos feeds.

2. O público segue mais marcas
Usuários ativos mensais curtiram cerca de 40 páginas em 2013, de acordo com relatório da Socialbakers de setembro. Isso gerou 1,440 atualizações de diversas marcas, publishers e figuras públicas por mês. Em comparação, em 2009 o número médio de likes em páginas ficava em torno de 4,5, gerando 22,5 atualizações mensais.

3. Usuários estão lendo mais notícias
Em dezembro, o Facebook reconheceu que ajustou os algoritmos do news feed para evidenciar links de organizações midiáticas, especialmente nos dispositivos móveis. Isso ajudou a produzir um tráfego massivo para veículos como BuzzFeed e The Atlantic. E é parte do plano da companhia de Zuckerberg para tornar seu conteúdo mais atrativo, mas isso deixa menos espaço para as marcas.

4. As pessoas estão vendo anúncios pagos
Zuckerberg comemorou o fato de que as taxas de clique permaneceram estáveis mesmo com o aumento de anúncios no news feed durante a segunda metade de 2013. O CEO afirmou, em julho, que cerca de 5% dos posts do news feed eram anúncios, mas não atualizou esse número.

Saiba como aumentar suas vendas no Facebook com dicas extremamente avançadas de otimização. 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 18 =