Conheça Os “4 Gatilhos Mentais” que aumentam suas vendas em 70%

Escrevi este artigo as 2:54 da manhã para mostrar a você que é possível vender para seu(s) cliente(s) sem que eles percebam isto usando apenas “4 gatilhos mentais” que se bem trabalhados aumentam suas vendas em 70%. Talvez você até duvide do que vou te falar agora, mas isso é um estudo de caso que eu estou fazendo a algum tempo e vou mostrar pra você os resultados ao longo do artigo.

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Só uma observação: Este artigo sobre “gatilhos mentais” estará incompleto até que eu termine este estudo de caso.

Hoje por volta da 00:29 eu consegui fazer mais uma venda de um produto que lancei em 2014 chamado FB Marketing para Facebook, este produto trata-se de um sistema online de gestão de mídia social, especificamente falando, trata-se de um sistema de gestão de grupos, perfil e fan pages no Facebook onde você engaja a sua audiência compartilhando artigos, imagens, vídeos, fotos, textos fazendo com que o seu público alvo se interesse e compre o que você tem pra vender através do Facebook.

Conheça Os “4 Gatilhos Mentais” que aumentam suas vendas em 70%

O interessante é que as vendas deste sistema estão acontecendo de duas formas: A primeira, foi através de uma ação que eu fiz no Facebook onde ofereci 50 licenças grátis deste sistema para que meus amigos usassem de graça em suas contas no Facebook e depois me dessem um feedback positivo ou negativo do sistema.

Graças a Deus recebi mais feedbacks positivos do que negativos. Até porque eu foco muito no suporte aos clientes para que os mesmos tenham total domínio sobre a ferramenta.

Bom, mas a onde eu quero chegar com isso?

Eu trabalho com geração de tráfego orgânico na internet desde os meus 27 anos de idade, de lá para cá já foram mais de 18.000.000 ( 18 milhões de acessos e mais de 30 milhões de pageviews em minhas páginas, blogs e sites na internet ) Destes 18 milhões eu consegui gerar um faturamento de mais de R$400.000,00 seja em programas de afiliados, seja em cliques no Adsense, seja na venda de produtos próprios em plataformas como Hotmart e Eduzz, além do Bcash e PagSeguro.

Mas nada do que disse até agora foi para me gabar, pelo contrário já já você vai entender como funciona o processo de vender algo para o seu cliente sem que ele perceba que você está vendendo.

A grande verdade é que para vender uma coisa para alguém você precisa aplicar uma ciência, e uma das estratégias fundamentais desta ciência é a geração de conteúdo relevante para a sua audiência. Chegaremos neste tópico logo adiante. Mas uma das formas de vender algo para alguém sem parecer um mala, ou um chato que só fica repetindo ( Oi meu produto é muito bom, quer comprar? Vendo a x reais, etc, etc) é justamente focar não no produto, mas sim no problema do seu cliente.

Um exemplo básico seria quando você está pensando em vender uma consultoria em finanças para determinado cliente, o que você deve ter em mente, não é só apenas o desejo dele de sair das dívidas, ou de ter mais dinheiro, mas você deve procurar entender quais são os anseios daquele cliente, o que se passa na mente dele em relação a família, filhos, resumindo o cliente não quer apenas sair das dívidas e ter mais dinheiro, ele quer passear com os filhos dele no Shopping, quer comprar um sorvete e não precisar se preocupar se vai ter dinheiro no bolso ou não, enfim, uma série de fatores psicológicos que envolvem as emoções, os sonhos e desejos deste cliente.

Neste âmbito você deve focar sempre nas necessidades desta pessoa, na hora de conversar com ele, interagir e entender suas necessidades, quais são os valores que movem esta pessoa, e falar exatamente o que ela quer ouvir de você, ou seja, criar uma conexão onde o futuro cliente se sinta a vontade para receber a sua solução.

Então a primeira dica é:

Para vender sem parecer que está vendendo, interaja com seu futuro cliente,

descubra quais são os valores que movem aquele cliente, seus sonhos, suas dores, suas necessidades, seus desejos e anseios internos.

A segunda dica é: Fale exatamente aquilo que seu futuro cliente deseja ouvir, mostre ao cliente a possibilidade de ter seus sonhos realizados, interaja com ele mostrando que é possível ter aquilo que ele sempre desejou se souber exatamente como fazer para que seus sonhos sejam realizados.

Trabalhe o gatilho da curiosidade, pergunte a ele se ele gostaria de ter o que ele sempre sonhou mesmo que isso ainda pareça impossível, e quando ele te perguntar como isso funciona, então você oferece a solução para ele., ou seja, seu produto, seu serviço, seu curso, sua solução.

Quero te contar uma breve história,

Hoje pela manhã, após ter vendido o FB Auto Sender eu fiz uma postagem no facebook mostrando que eu tinha feito uma venda a meia-noite e 29 minutos da manhã, em seguida nessa mesma postagem eu citei a possibilidade de pessoas ganharem dinheiro junto comigo promovendo o meu produto, eu mostrei também que estas vendas estão ocorrendo graças a estratégias que tenho aplicado para atrair pessoas realmente interessadas nos meus produtos e serviços na internet.

O fato interessante é que esta postagem simples, atraiu algumas pessoas no meu inbox, e uma dessas pessoas me perguntaram o que eu fazia para fazer tantas vendas “no orgânico” sem gastar dinheiro com tráfego pago.

Eu disse que na verdade, apesar de fazer muitas vendas no orgânico, é possível fazer vendas demasiadamente usando tráfego pago, porém pra tudo pede-se conhecimento, expertise e aplicação. Fazer vendas pela internet hoje não é nenhum bicho de 7 cabeças, pelo contrário eu posso fazer vendas até mesmo com um blog simples, bastando apenas eu saber como atingir a real necessidade de cada visitante que chega na minha página pessoal online.

Para este meu futuro cliente que me chamou no inbox, eu mostrei pra ele um estudo de caso da Fabricante de Processadores Intel, que em seu blog criou um artigo muito interessante sobre os computadores 2 em 1 e como as pessoas se comportam utilizando este computador. Se você quiser ler o artigo completo da Intel Clique AQUI:

E onde os 4 Gatilhos Mentais entram nesta História? 

Muito bem, a grande sacada deste artigo, é que a Intel está vendendo indiretamente seu processador usando 4 gatilhos mentais embutidos dentro do artigo, que leva o leitor a “desejar” os tais produtos e posteriormente comprar os mesmos em alguma loja; seja física, seja online. Eu gostaria muito que você lesse o artigo para que você entenda exatamente o que eu estou falando. Quando você ler o artigo da Intel você entenderá “exatamente do que estou falando“.  Mas por hora continue aqui lendo meu estudo e confira quais são e como utilizar estes gatilhos mentais no seu negócio. 

Uma regra muito importante: pessoas primeiro escolhem emocionalmente e eventualmente usam a razão para analisar e justificar sua decisão.

Neste estudo de caso, eu pude identificar 4 gatilhos mentais para seduzir e induzir o leitor a comprar pelo menos um computador que ele viu na “referência” que a intel faz sobre os modelos “2 em 1” e o melhor de tudo, sem que ele perceba que está sendo induzido a tomar tal ação, seja no imediato ou no longo prazo.

gatilhos-mentais

Os 4 gatilhos mentais que aumentam as suas vendas são: 

  • Curiosidade
  • Autoridade
  • Prova Social
  • Referência

Gatilho da Curiosidade

curiosidade

Na imagem acima, a intel usou 3 elementos de persuasão junto com o gatilho da curiosidade, primeiro na foto aparece uma jovem bonita sentada a frente de um piano clássico e em cima dele um notebook 2 em 1, no título uma pergunta simples porém objetiva: “Como você usa seu 2 em 1”

Note que a Intel não está preocupada se você possui ou não um aparelho “2 em1” ela apenas jogou a pergunta no ar, “Como você usa seu 2 em 1” logo se você não tem um 2 em 1 em casa, sua mente, seu cérebro vai querer saber automaticamente o que é um “2 em 1”?. 

O gatilho da curiosidade funciona em 99% dos casos quando se quer atrair a atenção de alguém. Isso é eficaz para transformar um lead frio num potencial consumidor de seus produtos e serviços.

Bom, se você ainda não sabe o que são gatilhos mentais, recomendo você ler um livro chamado “armas da persuasão” de Robert Cialdini, este livro contém muitas informações que até então eram restritas a um público muito seleto de empreendedores, informações estas que te ajudarão a compreender o processo de usar gatilhos mentais para facilitar suas vendas na internet, ou fora dela.

Gatilho da Autoridade e da Referência

O interessante da Intel é que ela usou vários elementos para cativar a leitura e fomentar o interesse do usuário em comprar um notebook 2 em 1 que é o mais recente lançamento de alguns fabricantes como HP, Lenovo e ASUS, para isto ela usou do Gatilho da “Autoridade” em um trecho do artigo ela faz referência a um “Especialista” de uma determinada área cujas opiniões levam o leitor a despertar um interesse maior pelos “benefícios” dos notebooks “2 em 1”.

Gatilho da Prova Social

Neste processo ela usou imagens, texto e vídeos mostrando as “pessoas” ou seja os usuários usando estes produtos e demonstrando satisfação ao utilizar os modelos “2 em 1”, isso é um exemplo de “prova social” meio que maqueada pela Intel, mas que também dá um excelente resultado na hora de fomentar a decisão do leitor a comprar um de seus maiores produtos “o processador”, tudo muito bem organizado de forma estrutural contendo um conteúdo simples voltado ao público que gosta de informática e curte tablets e notebooks ao mesmo tempo. No início deste artigo eu disse que para poder vender algo para alguém sem parecer um mala sem alça, você precisa gerar conteúdo relevante para sua audiência.

E é exatamente isso que as empresas estão começando a enxergar neste novo cenário econômico do Brasil, vender deixou de ser simplesmente colocar uma banner de propaganda com o produto e seu preço, vender agora envolve criar conteúdo envolvente, cativante e que induza o usuário a se interessar ainda mais pelo produto ou pelo benefício que o produto possa trazer ao cotidiano do usuário.

Se você gostou da minha pequena análise, te convido a se cadastrar na minha lista de contatos, para receber novos conteúdos relacionados a tráfego e conversão, em breve o meu treinamento sobre tráfego e vendas estará online e você poderá aprender de forma mais profunda como conseguir mais vendas para o seu negócio utilizando estas e outras técnicas que acabei de mostrar pra você gratuitamente.

Aproveite e deixe também um comentário logo abaixo deste artigo e me diga o que você conseguiu absorver de bom para te ajudar a melhorar os seus resultados em vendas online quanto no off-line.

Grande Abraço.

Att. Rodrigo Porto

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